Notícias

4 de Abril - Dia Nacional do Parkinsoniano

logo

4 de Abril - Dia Nacional do Parkinsoniano

Por: Desenvolvedor | 04 de abril de 2018

Hoje é o Dia Nacional do Parkinsoniano. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (ONU), existem aproximadamente, 4 milhões de pessoas no mundo com a doença. Espera-se que com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, esse número dobre até 2040.

A doença de Parkinson (DP) é apenas uma das formas, embora a mais freqüente, de parkinsonismo. O termo parkinsonismo refere-se a um grupo de doenças que apresentam em comum os mesmos sintomas, associados ou não a outras manifestações neurológicas. A DP é também chamada de parkinsonismo primário ou idiopático porque é uma doença para a qual nenhuma causa conhecida foi identificada. Por outro lado, diz-se que um parkinsonismo é secundário quando uma causa pode ser identificada ou quando está associada a outras doenças degenerativas. Cerca de 2/3 de todas as formas de parkinsonismo correspondem à forma primária.

A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

O diagnóstico de DP persiste sendo feito essencialmente em bases clínicas. Tremor, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural de intensidades variáveis individualmente, são os sinais e sintomas clássicos.

A data representa uma ótima oportunidade para debates sobre a doença neurológica, que desencadeia vários sintomas capazes de prejudicar a vida do indivíduo.

De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), existem aproximadamente 4 milhões de pessoas que sofrem com o Mal de Parkinson no mundo. Desta forma, vale aproveitar o Dia Nacional do Parkinsoniano para conhecer melhor a respeito da doença, ou seja, as principais causas, sintomas, formas de diagnóstico e tratamento.

Devido a expectativa de vida e envelhecimento da população, estima-se que o número de parkinsoniano dobre até 2040.